segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Resenha - Jogos Vorazes (Suzanne Collins)


Oi gente, essa aqui é a minha primeira resenha de todos os livros que já li, por isso, me perdoem se tiver faltando algo que eu não falei. Eu espero que vocês gostem. Vamos lá?


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Ela é formada por doze distritos e é comandada pela Capital. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um garoto e uma garota de 12 a 18 anos para participar dos Jogos Vorazes, uma competição transmitida ao vivo pela televisão. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os participantes, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.


Clique em Leia Mais


Bom, quero dizer que: Suzanne Collins é demais! Pois foi com Jogos Vorazes que eu retomei o gosto pela leitura. Li Jogos Vorazes no ano passado, assim que terminei de assistir o filme, foi até bom, assistit primeiro e depois ler, porque o livro é muito melhor!
A história se passa num futuro sombrio em uma nação que antes se chamava Estados Unidos, e conta a história da Katniss, uma jovem de 16 anos que se voluntaria para ir aos Jogos no lugar de sua irmã mais nova, Prim. Katniss é a que comanda a família. Logo depois de seu pai morrer, ela foi obrigada a sustentar a família caçando, negociando, fazendo de tudo para deixar sua mãe e sua irmã vivas. É por isso que eu amo ela. É umas das personagens mais guerreiras de todas as histórias que já li/ouvi/assisti.
A narração fica por conta da Katniss, o que deixa a história mais emocionante, a cada página temos uma surpresa e a tia Suzanne não perdoa ninguém. Têm muitos outros personagens que dão vida e continuidade a história. O Peeta por exemplo, que é o tributo que acompanha a Katniss nos Jogos. A maneira em que ele fala as coisas, percebemos que ele é um personagem muito importante em toda a história. Ele é meio bobo, mas é legal. Eu gosto dele. Mas não efusivamente. Temos também o Haymitch, um bêbado que é o mentor da Katniss e do Peeta nos Jogos. Ele ganhou os Jogos uma vez, e usa a bebida para se rebelar contra a Capital por ter matado sua família. Ele simplesmente não vê prazer na vida. Suas ironias, seus sacarmos e seus conselhos fazem dele um dos meus personagens preferidos. Têm a Rue, a Tributo feminina do Distrito 11 que se alia com a Catnip. Rue é tão inocente, doce, adorável. Só que paramos por aí, por que sabemos que ela vai morrer. E embora seja necessário, não é isso o que queremos. E têm o Gale, o amigo da Katniss desde criança, que acompanha ela nas caçadas e ajuda a manter a família dela viva. Ele é um personagem mais legalzinho do que o Peeta, não vejo nada de mais nele. Mas entre o Gale e o Peeta, prefiro o Gale.
O decorrer da história, é a Katniss descrevendo suas aventuras, perigos na arena, o que deixa a história mais emocionante, mais legal e mais gostosa de se ler.
Se você não leu esse livro, tá esperando o quê? Corra na livraria mais próxima e leve para casa essa história. Não faça como eu que li em PDF. (fã-pobre)

Avaliação

Ficha técnica:
Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autora: 
Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 400
Continuação da série: Em Chamas e A Esperança                      
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | FNAC


Nenhum comentário:

Postar um comentário