sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resenha: Gregor, O Guerreiro da Superfície (Suzanne Collins)

Mas uma resenha pra vocês! Uhul! Dessa vez é o primeiro livro da diva Suzanne Collins, intitulado de As Crônicas do Subterrâneo, que é uma série de cinco livros. O primeiro se chama ‘Gregor, O Guerreiro da Superfície’, que será resenhado agora!





Clique em Leia Mais >>


Gregor, O Guerreiro da Superfície é o primeiro livro da Suzanne Collins (autora dos Jogos Vorazes) e conta a história de Gregor, um garoto de 11 anos que perdeu o seu pai e agora ele tem que cuidar da casa.

O início do livro  começa com as queixas de Gregor que não pode ir para o acampamento porque têm que cuidar da sua irmã Boots e sua avó. Lizzie, sua outra irmã de 7 anos, é que vai para o acampamento. Gregor fica chateado porque não pode ir, mas depois ele aceita o fato de que outra pessoa não pode cuidar da sua irmã de dois anos enquanto sua mãe trabalha.

Certo dia, Gregor foi lavar a roupa na varanda de seu apartamento em Nova Iorque junto com sua irmã, ela, que não fica parada um minuto, se descuidou e caiu no duto de ventilação. Gregor não pensou duas vezes e foi atrás dela. Caíram por um longo tempo, e quando caiaram no chão, deram de cara com baratas gigantes! Sim, baratas.

As baratas levaram os habitantes da superfície para a rainha, Luxa, uma orfã de 15 anos que parece que têm anorexia. Eu gosto da Luxa, apesar dela não ir muito com a cara de Gregor, ela é uma guerreira.

A primeira parte do livro é bem paradinho, mas depois que Gregor aceita o fato de que ele é o guerreiro a história se desenvolve. Começou a missão. Com ele vai dois morcegos gigantes, duas baratas gigantes e duas aranhas. Um rato, um perdido (seu pai), dois habitantes da superfície (ele e sua irmã) e dois de sangue real (Luxa e Henry).

Eles vão em busca do pai dele, mas antes têm que passar pelos ratos que querem atacar a cidade de Regália. é o que diz a Profecia Cinzenta. Quatro pessoas têm que morrer para que a profecia seja completa.O espírito de assassina da Suzanne Collins esta em sua vida desde sempre.

No desenvolvimento da Profecia, ele encontra muitas dificuldades. São feitos prisioneiros das aranhas, passam fome, sua irmã fica doente e eles não aceitam que o rato Riprede seja o guia da profecia. Obviamente, ninguém aceitaria, porque ele é um rato e ratos são do mal.
Gosto dos personagens Gregor, Luxa, Boots, Henry (apesar dele ter e ficado do lado dos ratos e ter morrido), Ares (morcego gigante que assim em que Henry morre ele se vincula a Gregor, prometendo nunca deixá-lo em qualquer circustância), Vikus e Dulcet (a ‘babá de Gregor e Boots)

Boots é bem fofinha, não sabe pronunciar o nome do irmão direito e é idolatrada pelas baratas.

Muitos não iriam ler esse livro por causa das baratas, ratos, morcegos e aranhas gigantes, mas depois de um tempo você acaba simpatizando com os insetos.
O livro é narrado em terceira pessoa de uma maneira bem simples e fácil de se entender. Collins criou personagens mais cativantes e legais. Em alguns aspectos, essa série é superada por Jogos Vorazes. Apesar do livro ser destinado para o público infantil, é maravilhoso.

No fim, Gregor encontra seu pai que foi feito prisioneiro dos ratos, ele está modificado em tudo, na mente e no corpo, está muito magro e fala coisas sem sentido, e eles voltam para Nova Iorque. Não sabem eles o que ainda o esperam.

Avaliação: 

Características:
Nome: Gregor, O Guerreiro da Superfície
Coleção: As Crônicas do Subterrâneo
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 300
Editora: Record
Ano: 2008

2 comentários:

  1. Oi Wesley! Perdão pela demora, mas finalmente consegui colocar você na lista dos blogs parceiros. Aguardo sua retribuição. :)

    Alessandro Gonçalves
    aventuraentrelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuul! Obrigado por ter aceitado a solicitação. Em breve aqui no blog vou por o gadget de parceiros!

      Excluir